saudação


Como cristão, creio que somente Deus é a fonte transbordante de toda a verdade. Portanto, este blog tem o propósito de ajudá-los a caminhar na verdade, para a glória de Deus. Soli Deo Gloria!



sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Os Dentes do Lobo II (Materialismo)


Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. Lc. 12.15


O materialismo é mais um dos dentes esmagadores de Satanás. Ele é um ídolo que exige ser adorado. Talvez você já tenha percebido alguma vez que para algumas pessoas o sucesso é medido pela quantidade de bens que ela conseguiu acumular. Pois bem, medir sucesso com acúmulo de bens a qualquer preço já é um dos efeitos do ataque do lobo. Entendam, não é pecado alguém trabalhar duro para trazer o sustento diário para seu lar. O que  é pecado é a falta de contentamento com os bens que Deus tem dado. Esta falta de contentamento vai inclinar a pessoa para um outro deus e a consequencia final será fazer das riquezas um ídolo.

Ética do materialismo
A ética do materialismo é o que vigora na sociedade de hoje e até mesmo em muitas igrejas. Esta ética define tudo sob aspectos econômicos, resultados e números, ou seja, tudo é visto sob aspectos quantitativos e não qualitativos. Vejam as características do materialismo em algumas áreas:

1 - Casamento: segundo a ética do materialismo o casamento é um impencílio para o sucesso do indivíduo, pois envolve gastos, fidelidade, compromisso e comunhão dos bens.

2 - Filhos: segundo a ética do materialismo ter filhos é sinonimo de problemas, mais gastos e mais "cabelos brancos". O que é tolerado é que se tenha apenas um filho, o segundo filho já é um absurdo. Os demais filhos - que horror! -  ou você aborta ou será ridicularizado por onde for.
  
Não estou dizendo que você deva ter muitos filhos sem que haja condições de sustentá-los adequadamente. Porém, se um pessoa que tem condições de ter uma grande e abençoada família, prefere comprar carros, terrenos e fazer mais dinheiro, deve ligar o alerta vermelho para o veneno do materialismo.

3 - Igreja: segundo a ética do materialismo a igreja é "abençoada" quando tem muitos membros e um prédio imponente. Seus líderes direcionam a pregação para aquilo que o coração cobiçoso do homem quer obter (vitória, chave, chuva de bençãos). Tais líderes usam a Deus como um papai noel que está velho e cansado, sempre disposto a dar presentes. Suas pregações jamais vão tratar sobre pecado, arrependimeto e confiança total em Cristo. 

Aborto
Por serem os filhos um impencílio, a ética do materialismo vai controlar a natalidade sob pretesto de "saúde da mulher". Sobre isto vou tratar mais detalhadamente quando falar sobre o feminismo.

Materialismo e a mídia

A mídia de massa (televisão) promove uma certa insatisfação com os bens que a pessoa já possui. A palavra ganância foi substituída por "com fins lucrativos". A busca pelo ter e acumular a qualquer preço é vista como uma característica positiva, não mais como pecado. Para constatarmos o sucesso do deus Mamon (riquezas), basta verificar quais os programas na TV dão mais audiência. É claro que são todos aqueles ligados ao sucesso e ganhos de prêmios em grande quantidade de dinheiro.

Conclusão
O materialismo tem feito muitas vítimas na igreja. Pessoas que são seduzidas e atraídas por este lobo não conseguem praticar a caridade cristã, porque estão sempre envolvidas em dívidas, prestações de cartão de crédito e empréstimos. Analise sua igreja e veja se já não estão afogados no materialismo. Admoestem seus líderes com amor a retornarem a pureza da Palavra de Deus.

2 comentários:

  1. Obrigado pelo texto. Muitas vezes tenho ouvido as pessoas dizerem a minha esposa (que está para ganhar nosso 4º filho): Você é corajosa, vai ter mais um filho! De maneira vã mencionam a Deus pedindo que lhes livre de algo assim, ter muitos filhos. E o mais triste a maioria dessa pessoas se diz crente.

    É de fato muito triste ver a cegueira dessas pessoas. Que não ficariam admiradas de ver numa casa 4 televisores de muitas polegadas, e até diriam: quem dera que eu pudesse ter também. Mas ficam admiradas quando minha esposa diz ser mãe de 4 filhos.

    Mamon está reinando, reinando nas decisões familiares (quantidade de filhos, ao que dar atenção e etc), nas igrejas (basta ouvir as pregações centradas no homem e no que ele pode obter de Deus, nas frases de efeito), na política (a maioria diz que vai votar com base em vantagens pessoais, pois para eles se a economia for bem, tudo está bem, mesmo se a iniquidade está virando lei).

    Os verdadeiros crentes em Cristo, não devem se prostrar diante de Mamom.

    ResponderExcluir
  2. Também vivo na pele esses comentários ridículos pelo fato de ter 4 filhos também. Acho uma atitude egoísta quando converso com mulheres que dizem não ter filhos pois estão primeiro estruturando suas vidas financeiras primeiro, mas digo à ela que não devem fazer isso, pois filhos são herança do Senhor. Mas ela não compreendem, dizendo que o mundo lá fora está cruel demais, a vida está muito difícil, blá,blá,blá... Estou de saco cheio dessa palhaçada que nem paro mais para falar com certas mulheres, pois não vala apena. Que um dia o coração dessas mulheres possa ser mudado com a palavra de CRISTO e que ainda dê tempo delas terem seus filhos.

    ResponderExcluir