saudação


Como cristão, creio que somente Deus é a fonte transbordante de toda a verdade. Portanto, este blog tem o propósito de ajudá-los a caminhar na verdade, para a glória de Deus. Soli Deo Gloria!



segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Os Dentes do Lobo IV (Pragmatismo)


O pragmatismo é a filosofia do mundo. Sob este pensamento, as novelas e seriados resolvem os problemas de seus personagens. Ele é difícil de ser combatido porque é prático e todos gostam de praticidade. Combina muito bem com a famosa lei do menor esforço.

O pragmatismo aceita como verdade o que é pratico e traz consequencias agradáveis. Não leva em conta os meios para alcançar seus fins.

No pragmatismo a felicidade é o fim. Não importa se tal felicidade vai ser duradoura ou não. O importante é buscar a felicidade para a manutenção da "verdade". A grande frase do pragmatismo é: Você tem direito de ser feliz!

Este conceito filosófico é devastador porque altera valores morais. Tais valores imorais já reclamam o patamar de moralidade superior.

Pragmatismo em ação

1 - Clotilde se relacionava com  Joaquim da quitanda só por sexo. Então, sem desejar, ela engravida dele. A jovem Clotilde não gosta do Joaquim e assim decide abortar o bebê, fruto deste relacionamento, porque julga que sua vida será infeliz. Afinal de contas, Clotilde ainda é muito nova e tem a vida toda pela frente.

2 - Mario e Marli se separam julgando que o amor entre eles acabou. Depois desta separação, cada um encontra uma pessoa diferente e contrai novo relacionamento. Ambos vivem em um novo relacionamento, não se importando com o abalo emocional causado nos filhos. Quando ambos perguntados sobre os filhos e o esforço para restaurar o casamento, eles dizem que a separação foi a melhor escolha, pois as brigas estavam causando problemas a todos. Agora todos estão mais "felizes".

3 - No caso de uma pessoa que contraiu AIDS; tal pessoa não vai ser orientada quanto a questão pecaminosa do sexo fora do casamento; Mas, será orientado a usar preservativo para cuidar das consequencias que uma prática pecaminosa deste tipo pode trazer..

4 - No caso da gravidez indesejada, o pragmatismo não diz que tal pessoa deve se esforçar para amar seu bebê. Esta mulher terá um jeito mais fácil (´prático). Ela vai abortar o bebê.

5 - Para alguém que nasceu com a natureza pecaminosa da atração pelo mesmo sexo, o pragmatismo não vai dizer que o homossexualismo é pecado. Esta pessoa será orientada a desenvolver tal prática pecaminosa em nome da felicidade e contra a "homofobia".


Estes exemplos acima são exemplos de pensamentos pragmáticos. 

O Pragmatismo na igreja

Você já deve ter ouviu a seguinte frase: Pare de sofrer. Esta frase exemplifica bem o pragmatismo na igreja. A busca por um evangelho prático que atende somente as necessidades materiais, temporais e terrenas.

A Bíblia diz que devemos fazer morrer a nossa natureza humana (Colossenses 3:5-10)
e isto exige esforço diário. Também em Provérbios 2 diz que a sabedoria conhecimento de Deus) é buscada com muito esforço.

A história da igreja é marcada por sangue, morte, lágrimas e sofrimento. Hoje vemos um evangelho marcado pelo sensacionalismo, facilidade, luxo e conforto. Será que hoje temos o verdadeiro evangelho ou um tipo de pragmatismo evangélico?

O pragmatismo
 é hedonismo

O hedonismo é a busca do prazer a todo custo. Pode ser traduzido pela frase "comamos e bebamos porque amanhã morreremos". O hedonismo é a busca da satisfação aqui e agora, e caminha lado a lado com o pragmatismo.

Comparando este pensamento com a igreja podemos verificar uma coisa. Em toda a história da igreja nunca se viu tanto entretenimento como nos dias atuais. A satisfação, o sucesso e a "irreverência" nos cultos são o novo sacerdócio. Todos querem a satisfação já. O alívio para o sofrimento já. A prosperidade já. Hoje dificilmente alguém congrega em uma igreja se esta não tiver dança, teatro, muita música e diversão.

Temas centrais como: pecado, renúncia, santificação, humilhação, arrependimento, confiança, paciência e simplicidade não são ditos nos púlpitos para não contrariar os corações pragmáticos. Tal ensino pragmático não reflete o evangelho de Cristo.

Você quer felicidade já? Deixe sua cruz no chão e corra para o mundo. Coma, beba, regala-te, pois amanhã você certamente  morrerá.

Devemos refletir e lutar contra este lobo que tem feito a igreja de Cristo sangrar por dentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário