saudação


Como cristão, creio que somente Deus é a fonte transbordante de toda a verdade. Portanto, este blog tem o propósito de ajudá-los a caminhar na verdade, para a glória de Deus. Soli Deo Gloria!



sábado, 9 de outubro de 2010

Doutrina da Salvação

A Necessidade da Salvação
Todos os homens e mulheres, desde a queda de nosso pai Adão, nascem em um estado de morte espiritual. Nenhuma pessoa, devido a sua natureza morta, não pode e não quer voltar-se para Deus. Ninguém pode por si mesmo obedecer a Deus ou ter fé em Cristo (veja Jo 5.40; 6.44; Rom 3.9-19; 5.12; Ef 2.1-3).

A Causa de Salvação
Desde antes da criação, Deus escolheu a muitas pessoas da raça caída de Adão para a salvação. Aqueles a quem Ele escolheu mereciam a ira de Deus (que é a santa indignação de Deus contra o pecado) tanto como todos os demais que não foram escolhidos. No entanto, Deus os escolheu em Cristo e decidiu salvar-lhes, e isto certamente se fará (veja Ef 1.3-6; 2 Ts 2.13-14)

A Obra da Salvação
O Senhor Jesus Cristo morreu como um substituto dos que foram eleitos por Deus. Por seu sangue pagou pelos pecados deles. Os redimiu da maldição da lei e obteve redenção eterna para eles. Por sua morte Cristo, de forma infalível e justa, assegurou a salvação para todos os que o Pai lhe deu para representar (veja Jo 10.9; Rm 3.24-26; Gl 3.13; Hb 9.12).

O Meio da Salvação
Deus Espírito Santo chama efetivamente a cada pecador escolhido e redimido. Ele aplica isso por meio da pregação do evangeho. Dá vida aos eleitos e lhes faz voltar a Cristo, dando-lhes arrependimento e fé. Por sua graça toda poderosa, Deus lhes faz novas criaturas em Cristo (veja Sl 65.4; 110.3; Ef 2.1-8).

A Certeza da Salvação
Deus guarda todos a quem Ele escolheu e redimiu por Cristo, e lhes chama pelo Espírito Santo. Deus cuida deles e lhes sela por sua graça. Nunca anulará a fé que lhes deu. Os que são nascidos de Deus não podem perder-se. Serão preseervados porque são guardados pelo poder de Deus através da fé (veja 1 Pe 1.5; Jo 10.27-30; Fp 1.6)

Resumo
Cristo é tanto o tema como o propósito do evangelho. Toda a Bíblia fala dele. Nele está a esperança de cada filho de Deus. Cada aspecto da salvação desde o princípio (a eleição) até o fim (a glorificação) é somente pela graça de Deus. Ninguém pode, nem deve, atribuir sua salvação à sua própria vontade, sua própria obra ou mérito. "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, pois é dom de Deus" (Ef 2.8).

Fonte: Revista Os Puritanos. Ano X, n° 03. Em 2002.





Nenhum comentário:

Postar um comentário